A TRÍADE BIM
- Mysia Bitencourt
- 26 de out. de 2023
- 2 min de leitura

O que é o BIM? Essa é uma das perguntas mais frequentes no nosso meio atualmente, e apesar de ter sido respondida de várias maneiras diferentes, o conceito ainda não está muito claro para todos.
Se você está ouvindo falar de BIM pela primeira vez, seja bem-vindo a esse universo maravilhoso que promete transformar significativamente o setor da construção civil.
Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia que permite a criação de Modelos Virtuais de edificações que ainda serão construídas.
Quando esses modelos estão completos, eles se tornam uma construção virtual - um protótipo preciso da obra. Isso permite que eles sejam estudados, analisados, simulados e corrigidos ainda de maneira digital.
Imagine uma tecnologia que permitisse você criar um bolo, prová-lo, ajustar a receita, a temperatura, o tempo de preparo, o custo e o sabor antes mesmo de gastar qualquer ingrediente.
Isso já é possível na construção civil, graças ao BIM.
No entanto, é importante ressaltar que, embora seja tentador, o BIM não se concentra apenas no modelo em si. O "M" em "BIM" representa a Modelagem, não o Modelo, destacando e enfatizando os aspectos do processo.
Com o BIM, não buscamos simplesmente ter uma Casa Virtual, mas sim uma representação virtual da construção e operação dessa casa, o foco, portanto, está nas informações envolvidas nesses processos.
Charles Eastman (considerado por muitos como o "Pai do BIM") - define o BIM como "uma Tecnologia de modelagem e um conjunto associado de processos para produzir, comunicar e analisar modelos de construção."
Podendo ser resumido portando como: uma Metodologia que envolve Tecnologia, Processos e Pessoas; a Tríade BIM.
Pois é necessário Tecnologia (Softwares), para reproduzir processos (Modelagem e Simulações) e comunicá-los entre todos os indivíduos envolvidos (Responsáveis por tratar e utilizar as informações do modelo).
É apenas com essa tríade que o BIM pode ser utilizado em sua plenitude; E sem a operação conjunta desses três pilares, corremos um sério risco de oferecermos para o mercado apenas um projeto mais caro e mais rebuscado que os já elaborados em CAD.
Comments